BELO JARDIM

Belo Jardim comemora 93 anos com hasteamento de bandeiras e apresentação de bandas
Neste sábado (11), Belo Jardim comemora mais um ano de Emancipação Política.


Foto: Paulo Victor/ASCOMBJ - Prefeitura de Belo Jardim

Hoje (11), para comemorar a data festiva, aconteceu pela manhã o hasteamento dos pavilhões, apresentação das bandas belo-jardinenses Filarmônica São Sebastião e Cultura Musical, além da participação da são-bentense, Banda Santa Cecília e o corte e distribuição do bolo festivo.

Em 11 de setembro de 1928, dia em que Belo Jardim, no Agreste pernambucano, passou a ser um município. Através da Lei Estadual 1.931, conseguíamos a emancipação do município do Brejo da Madre de Deus.

Com isso, Belo Jardim começou a se desenvolver e atualmente é o 10º maior PIB per capita dos 185 municípios do estado de Pernambuco e o 2º na Microrregião do Vale do Ipojuca. O fator que faz o município crescer tanto nesse índice são as empresas como a Baterias Moura, Natto Alimentos, Palmeiron, Cremosinho, Aço Coelho, Madelar, entre outras.

CONHEÇA A HISTÓRIA DE BELO JARDIM

A Fazenda Lagoa do Capim, onde se originou a atual cidade de Belo Jardim, em 1833 já fazia parte do Distrito de Paz de Jurema, pertencente a nova comarca do Brejo da Madre de Deus. Aos poucos, a fazenda de propriedade de Joaquim Cordeiro Wanderlei foi abrigando novos moradores como Coronel Antônio Marinho, um dos grandes fazendeiros da época o qual seu próprio nome foi dado a avenida principal do bairro hoje chamado de Boa Vista, evoluindo rapidamente para um núcleo populoso que manteve o nome de Lagoa Capim.

No povoado foi erguida uma pequena casa de orações onde, aos domingos, o pároco de Brejo da Madre Deus celebrava missas. Entre 1872 e 1873, os moradores do povoado Capim construíram uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Bom Conselho. Anos depois outra igreja foi erguida, esta em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que mais tarde seria a igreja-matriz do Município.

Esse nome foi mudado para Belo Jardim em 1881, por sugestão de Frei Cassiano de Comacchio, quando pregava as missas naquela localidade. Progredindo a passos largos, foi elevada a categoria de vila através da lei estadual N°. 260, de 3 de julho de 1897. O progresso de Belo jardim intensificou-se mais ainda a partir de sua nova situação administrativa e, especialmente, por encontrar-se no eixo da grande via de comunicação representada pela Estrada de Ferro Central de Pernambuco, cujos trilhos chegariam a sua área urbana em 1906, trazendo uma nova era para a localidade beneficiada, e ostracismo para os que ficaram ao largo. Foi fundado em 11 de setembro de 1928.

Confira abaixo a reportagem sobre as festividades ocorridas hoje.



Confira o vídeo:




Galeria de Fotos:



Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp

Participe do nosso grupo e canal do Telegram




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



BELO JARDIM  |   20/09/2021 15h53


BELO JARDIM  |   20/09/2021 15h35


BELO JARDIM  |   16/09/2021 18h46