CULTURA

Instituto Conceição Moura estimula produção audiovisual da região por meio da Mostra Play The Movie
Em sua 14ª edição a mostra acontece de forma online abrindo sua programação com três convocatórias inéditas.


Foto: Divulgação

Com o apoio do Instituto Conceição Moura, a mostra Play The Movie chega a Belo Jardim para estimular a produção cultural da região. Impulsionando o mercado audiovisual e o trabalho autoral de artistas no cenário musical nordestino, a convocatória, que faz parte do Coquetel Molotov, está com inscrições abertas a partir dessa semana pelo site www.coquetelmolotov.com.br.
 
Em sua 14ª edição, a Mostra acontece desta vez de forma online, abrindo sua programação com três convocatórias inéditas: obras audiovisuais; produção de videoclipes independentes e apresentação de cine-concertos de bandas e artistas pernambucanos. 
 
O projeto, que tem patrocínio do Instituto Conceição Moura, apoio da Uninassau, com realização da Coda Produções Artísticas, Lei Federal de Incentivo à Cultura através da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, ocorre entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro. 
 
Videoclipes - Voltado a realizadores e artistas do Nordeste, a Convocatória de Incentivo à Produção de Videoclipes vai selecionar seis propostas distintas com uma ajuda de custo para complementar a produção ou finalização de um videoclipe inédito. As inscrições podem ser realizadas tanto pelos artistas, quanto seus produtores ou pelos diretores do projeto audiovisual, entre os dias 09 e 18 de agosto de 2021. As obras musicais que ganharem videoclipe deverão ser de composições próprias de artistas de algum dos estados da região Nordeste, com imagens de captação própria ou de arquivo pessoal, sem o uso de imagens de terceiros. O resultado da seleção ocorre até o dia 25 de agosto e o videoclipe finalizado deve ser enviado para exibição na Mostra até o dia 15 do mês seguinte.
 
Cine-Concertos - Uma das marcas da Mostra Play The Movie é a realização de cine-concertos, onde bandas e artistas se apresentam ao vivo com uma projeção de filmes que combinam músicas em sincronia com imagens em movimento. Para este ano, a Mostra vai selecionar três atrações dentre os inscritos, sendo duas da cidade de Belo Jardim e mais uma de outra cidade pernambucana. As inscrições podem ser feitas entre os dias 09 e 18 de agosto de 2021 de forma online. As propostas dos cine-concertos deverão vir com indicação das músicas a serem executadas ao vivo junto à projeção de imagens a serem selecionadas em conjunto com a produção do evento. Os selecionados vão gravar sua apresentação musical em vídeo em data e local a ser combinado pela produção do evento que também estará encarregada da captação de áudio e vídeo.
 
Curtas e Videoarte - A Mostra Play The Movie oferece a realizadores de todo o país uma convocatória própria de curtas metragens (em formato de ficção e documentário) e para obras de videoarte. As obras inscritas deverão possuir no máximo 20 minutos de duração, tendo que ser produzidas e/ou lançadas a partir de janeiro de 2020. Os curtas devem trazer a música como temática, englobando histórias de ficção ou documental que falem sobre artistas, cenas musicais e assuntos correlacionados.  As inscrições acontecem entre os dias 09 e 25 de agosto de 2021 com a seleção de 15 obras audiovisuais, sendo até 10 curtas e 5 obras de videoarte que vão compor a programação da Mostra. Cada uma das obras selecionadas receberá o valor de R$ 100,00 para exibição online no evento.
 
OFICINAS
 
Em um formato híbrido, as oficinas presenciais acontecerão em Belo Jardim. No formato online a programação conta com sessões de filmes, cine-concertos e clipes selecionados. A atividade presencial será a exibição de filmes ao ar livre. 
 
INSTITUTO CONCEIÇÃO MOURA
 
O Instituto Conceição Moura é uma organização privada, sem fins lucrativos, concebida e mantida pelo Grupo Moura, com atuação autônoma na promoção de Transformação Social por meio da Arte & Cultura, Educação e Meio Ambiente. O seu maior objetivo é tornar Belo Jardim, a 180 Km do Recife, uma cidade melhor para se viver. Anualmente, 30 mil pessoas são beneficiadas pelas ações e projetos do Instituto, cujo nome é uma homenagem à empreendedora e confundadora do Grupo Moura, Conceição Moura. Os projetos desenvolvidos favorecem o desenvolvimento educacional, cultural e socioambiental de crianças e jovens da cidade. As ações acontecem de forma integrada e em parceria com o Poder Público e instituições privadas, articulando competências, ferramentas e métodos para desenvolver jovens, apoiando-os na superação dos desafios da vida pessoal e na construção de uma comunidade mais cidadã, sustentável, crítica e engajada na busca por soluções.
 
MOSTRA PLAY THE MOVIE
 
30 de setembro a 03 de outubro de 2021
 
DATAS DE INSCRIÇÃO DAS CONVOCATÓRIAS
 
Cine-concertos 
Início das inscrições: 09 de agosto
Último dia das inscrições: 18 de agosto 
Resultado: 20 de agosto
 
Incentivo à Produção de Videoclipes
Início das inscrições: 09 de agosto
Último dia das inscrições: 18 de agosto 
Resultado: 25 de agosto
 
Curtas e videoarte
Início das inscrições: 09 de agosto
Último dia das inscrições: 25 de agosto 
Resultado: 10 de setembro
 
Ficha de inscrição, regulamento e programação completa em: www.coquetelmolotov.com.br



Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp

Participe do nosso grupo e canal do Telegram




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM