COLUNAS



VIVA BEM

com


Evandro Mauro Santos Gomes


Avatar Evandro Mauro Santos Gomes
OS PRINCIPAIS MOTIVOS PARA DEPRESSÃO



        Essencialmente, dentro do ser humano existe uma certa cota de energia para ação, uma certa cota de energia para o intelecto, uma certa cota de energia para a emoção; desta forma existem várias cotas, e isto difere de pessoa para pessoa, mas geralmente a quantidade de energia atribuída, particularmente, para ação física e para a dimensão emocional, são duas coisas que estão ficando cada vez mais inutilizadas. Este é um dos principais motivos para depressão.
         A maioria das crianças que apresentam quadro de depressão, não praticam nenhuma ou pouquíssima atividade física. Sem encontrar expressão para sua dimensão emocional, e sem encontrar esforço suficiente para o corpo físico, elas estão destinadas a se tornarem depressivas.
         O excesso de “conexão digital” tem levado grande parte das crianças do mundo a perderem o contato com o mundo físico, com as coisas essências que administram nossas vidas. Isto será um sério desafio para o futuro, senão revisto agora. A criança depressiva de hoje, fatalmente será um adulto medicado de amanhã.
         Rosto triste, falta de vontade de brincar, falta de apetite, medo de estar com e/ou fazer amigos, são sintomas que os pais podem facilmente detectar no comportamento infantil. E isto decorre, principalmente, da desconexão com o mundo real, prático.
         Esta regra, a inutilidade das cotas de energia física e emocional, também se aplica aos jovens e adultos. Uns ensimesmados, outros “refugiados” no particular mundo das conexões imaginárias.
          Para a psicologia profunda, há quatro elementos que constituem o sujeito; seja ele infante ou adulto: corpo, mente, emoção e energia, e nós precisamos desenvolver a conexão entre esses quatro elementos, sobe pena de nos perder de nós mesmos, de entregar o controle de nossa vida a sedativos “catatônicos”.
           Assim, o processo terapêutico é poderoso instrumento de detecção dos sintomas depressivos, infantil ou adulto. É caminho necessário a percorrer àquelas que percebem os primeiros sinais em si mesmos ou nos seus. Sobretudo, é a oportunidade de ressignificação das relações intra, e interpessoais.
 
Dr. Evandro Mauro
(Psicanalista, Esp. em psicológica jurídica e avaliação psicológica e advogado).

Sobre Evandro Mauro Santos Gomes

Psicanalista e advogado


Sobre a Coluna

Viva Bem

Coluna do Dr. Evandro Mauro, psicanalista e advogado.


COMENTÁRIOS