COLUNAS



JORNAL ENFOCO

com


Jornal Enfoco


Avatar Jornal Enfoco
Coluna Papo Econômico do Jornal Enfoco @enfoco.belojardim
Edição de abril 2022, por André Luiz Melo (@andreluizmelo1)


Polo de Confecções cresce; BJ fica de fora

A expansão do Polo de Confecções do Agreste, liderado por Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, avança cada vez mais na região.

Riacho das Almas, Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Cupira e São Caetano são hoje outros municípios que avançam nesse potencial têxtil e que têm recebido investimentos públicos voltados para o setor.

São Caetano, por exemplo, distante apenas 30 km de Belo Jardim, foi o que mais tem chamado atenção nos últimos tempos. Investimento da ordem de R$ 30 milhões foi anunciado recentemente para a implantação na localidade do polo de confecções de moda infantil, em terreno às margens da BR-232 e com expectativa
de geração de cinco mil empregos diretos e indiretos. Belo Jardim, por outro lado, segue de fora desse polo têxtil mesmo tendo cerca de mil profissionais autônomos do ramo de confecções, segundo fontes do segmento ouvidas por esta coluna. São empreendedores e empresas que atuam desconhecidas, sem qualquer reconhecimento, apoio e/ou incentivo por parte dos entes públicos.

BJ merece polo de confecções
O governo do Estado, que por sinal ao longo dos últimos anos não tem movido nem sequer uma palha para trazer investimentos privados para Belo Jardim capazes de gerar empregos, bem que poderia implantar um
polo de confecções no terreno do abandonado aeródromo de Belo Jardim, às margens da BR-232, próximo ao trevo da PE-180. A localização é estratégica e o empreendimento, sem sombra de dúvidas, geraria inúmeros negócios e empregos, movimentando assim a economia e renda local e até da região.

Aluguéis abusivos

Segundo esta coluna apurou, alguns estabelecimentos comerciais situados na Avenida Dep. José Mendonça Bezerra (antiga Siqueira Campos), já estudam mudança de endereço. O motivo? O exorbitante valor de aluguel cobrado por alguns proprietários de imóveis situados na via. Uma baita insensibilidade em meio ao atual cenário econômico brasileiro.

Supermercados locais confiantes

Mesmo com a chegada do Novo Atacarejo e, em breve, também do Atacadão, supermercados locais estão confiantes e apostando na competitividade. Empreendedores do setor estão investindo em melhoria de infraestrutura de loja, marketing e promoções para a ‘briga’ com os gigantes. É o caso do Comprafácil, Mercado Líder e Mercado Campeão.

Sobre Jornal Enfoco

O Jornal Enfoco está no mercado há 11 anos. Ele foi criado com o intuito de enriquecer a comunicação nos diversos segmentos na cidade de Belo Jardim, através de reportagens de interesse geral, com credibilidade na apuração dos fatos e qualidade técnica e visual. Hoje ele é 100% digital. Os leitores podem ler todo o conteúdo, diretamente pelo seu smartphone, tablet ou computador, através das redes sociais Facebook ou Instagram (@enfoco.belojardim); Plataforma Issuu; WhatsApp e portais parceiros.


Sobre a Coluna

Jornal Enfoco

Coluna semanal do Jornal Enfoco.


COMENTÁRIOS