COLUNAS



JORNAL ENFOCO

com


Jornal Enfoco


Avatar Jornal Enfoco
Coluna Fala BJ - Dezembro 2021
Coluna Fala BJ do @enfoco.belojardim, edição de dezembro, por Adenilson Barros.



Foto: Divulgação

Prévias carnavalescas
Blocos de BJ aguardam posição do governo para decidir sobre desfile 2022. O Enfoco falou com o Boi da Gente, Vaca Profana e As Catraias e todos foram unânimes. A maioria está com o "pé atrás" levando em consideração a 4° onda da covid já instalada na Europa e a falta de condições das unidades de saúde do interior.
 
Castramóvel
Belo Jardim receberá um castramóvel através de emendas participativas do Deputado Federal Túlio Gadêlha (PDT), após ação da ONG de proteção animal Laika Vitae que estava concorrendo com mais de 180 projetos de Pernambuco. Com 1.638 votos online, o de BJ foi eleito e em breve o veículo estará atendendo animais da cidade, distritos e zona rural em vulnerabilidade. Em sequência, o vereador Nilton Senhorinho (PSB) apresentou uma emenda da Lei Orçamentária Anual (LOA) que destina à Laika R$ 74.743,30 para a realização de ações de castração de animais em situação de rua no município, sendo aprovado por unanimidade.


OAB Belo Jardim
De 2022 a 2024, a Ordem dos Advogados do Brasil de Belo Jardim e as comarcas São Bento do Una e Tacaimbó, serão presididas pela dra. Bruna Galvão. Ela foi eleita em novembro com 87,20% dos votos, pela chapa Mais Unida, que elegeu também o vice-presidente, Lusenildo Pereira; secretário geral, Thiago Macêdo; secretária adjunta, Waleria Limam; e a tesoureira, Renata Queiroz. A Caixa de Assistência dos Advogados, é Franci Santos e a representante da Escola Superior de Advocacia (ESA), Márcia Galindo.
 
Residência BeloJardim
A partir do dia 18 de dezembro, por três meses, estará disponível pelo site www.residenciabelojardim.org a exposição digital da Residência Artística BeloJardim 2021 ´Corpos de Phonosophia´ da artista Camila Sposati. O projeto tem apoio do Instituto Conceição Moura e as obras expostas foram produzidas por 14 artistas belo-jardinenses e se trata de instrumentos musicais de sopro feitos com argila, tendo como referência partes do corpo humano. O Enfoco publicou matéria na edição de novembro e pode ser baixada nas redes sociais. @enfoco.belojardim
 
Quilombo Barro Branco
A Associação Quilombola do Barro Branco está prestes a se tornar belo-jardinense. É que a Prefeitura de Belo Jardim assinou no último mês um Projeto de Lei em que reconhece a comunidade como parte do município. O INCRA considera a associação como pertencente a São Bento do Una, porém historicamente e culturalmente a comunidade recebe a atenção de Belo Jardim.
 
Design premiado
No dia 07, o Estúdio Oba de Caruaru (@estudiooba) ganhou medalha de bronze no 11º Brasil Design Award (BDA), maior prêmio de design do país. A medalha veio através da estampa Luar do Sertão, desenvolvida para Terno Olinda Style, que “conta as histórias de um sertão mágico, cheio de tradição, superstição, heróis e paisagens”. Além do Oba, outros designers de Caruaru ganharam medalha, através do voto popular, com o projeto Dingbats Vitalino. Italo Mikoko, Vinícius Lira, Victor Santos e Jota Vilanova desenvolveram uma fonte iconográfica que conta as histórias de Mestre Vitalino e a sua forma única de enxergar o povo do Agreste, cheio de tradição e representatividade.

 
Fenearte 2021
Belo Jardim esteve presente na 21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato, a Fenearte, que aconteceu de 10 a 19 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Na tradicional Alameda dos Mestres, estiveram as mestras Cida Lima, Neguinha e Luiza dos Tatu, a mais nova da cidade. Já nos estandes dos Artesãos, com coordenação da Arte em Cantos, foi a Nalvinha (representando os artesãos locais, especialmente os do Distrito de Santa Luzia), e ainda Geane e Carol, representando o Sítio Rodrigues. BJ contou ainda com Socorro Tareco, que expôs individual. A Cachaça Tabocas também participou da feira. As Secretarias de Cultura, Turismo, Esportes e Empreendedorismo e Assistência Social deram apoio aos participantes.  O tema do ano foi “É Festa no Reino da Arte”, em homenagem ao Movimento Armorial, iniciativa artístico-cultural idealizada pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna. Também foi celebrado o cinquentenário do romance “A Pedra do Reino”, de autoria de Ariano, lançado em 1971, um dos ícones estéticos do Movimento.
 
Novo ambiente
A Pizzaria e Restaurante Betânia Massas deu uma mudada no ambiente. Além de pequenas reformas para melhor atender, o salão vem em nova paleta de cores e decoração. Os agendamentos para as confraternizações já estão a todo vapor, porém com todas as medidas sanitárias. 
 
Leia todas as edições do Jornal Enfoco gratuitamente pelas redes sociais. @enfoco.belojardim

Sobre Jornal Enfoco

O Jornal Enfoco está no mercado há 11 anos. Ele foi criado com o intuito de enriquecer a comunicação nos diversos segmentos na cidade de Belo Jardim, através de reportagens de interesse geral, com credibilidade na apuração dos fatos e qualidade técnica e visual. Hoje ele é 100% digital. Os leitores podem ler todo o conteúdo, diretamente pelo seu smartphone, tablet ou computador, através das redes sociais Facebook ou Instagram (@enfoco.belojardim); Plataforma Issuu; WhatsApp e portais parceiros.


Sobre a Coluna

Jornal Enfoco

Coluna semanal do Jornal Enfoco.


COMENTÁRIOS